segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

da Mena

Olá!

Falando em "razão de ser" do blog penso que para além das peripécias passadas no colégio, este blog poderá tb passar pelas nossas vivências de infância e adolescentes fora do colégio e das nossa raízes de Africa. Não sou uma saudosista do tempo de colégio mas, sou sim, uma saudosista de Africa na sua essência. O colégio p mim diz-me pouco e n guardo grandes recordações à excepção de meia dúzia de pessoas amigas que me foram acompanhando ao longo do tempo e que apesar de distantes eu sabia q estavam lá qd precisasse ( a Savita foi uma delas, minha colega e amiga desde a 2ª classe, entre outros). Do paulovi guardo recordações menos agradáveis co ter q voltar p o colégio a meio da sessão no cinema águia p o famoso terço das seis ou cinco, com o padre alegria a controlar a nossa postura. Não havia cá pernas dobradas pq estarias a levar… hihihi, como os almoços/jantares acompanhados de musica clássica e não havia conversas pelo meio muito menos deixar cair um talher—ufa!! Tortura absoluta!! E ele (Tiago) no fundo da sala a dar estalidos na boca a saborear o seu delicioso café. Alguém se lembra?
Mas tb tenho recordações agradáveis como as aulas de desenho e dos cenários que pintávamos, c o Miguel Ângelo e mais uns quantos de q n me lembro o nome, p as famosas festas e de outras passadas na camarata feminina.
Pois é, a grande maioria de vocês será um ou dois anitos mais velho e nessa altura a diferença é significativa, seriam externos podendo usufruir do vosso tempo dp das aulas. Mas nós não, ficávamos lá 24 sobre 24 h. e tanto quanto conta o meu irmão os chefes de camarata masculinos eram por vezes bem lixados p os mais pequenitos de dez anos… imaginem os vossos filhos internos desde os seis. Desculpem o desabafo mas as minhas memórias de africa são outras. É a liberdade, é a chuva e aquele cheiro de terra q não esquece nunca, é atravessar os rios de "almadia", é ir para a praia rodeada de coqueiros numa recta infinita de terra batida claro, e as crianças na parte de trás do jipe, de cabelos ao vento a cantar " o mar enrola na areia…" sentir o cheiro a mar q n há paralelo e chegar à praia.. saltar do jipe, correr em direcção ao mar sentindo nos pés aquele espelho de água q parece n acabar nunca até as grandes ondas onde se podia saltar a vontade.., andar de bicicleta sobre o areal e n enterrar, ver o deambular dos caranguejos e apanhar amêijoas, escrever na areia com raiz de mangal … e outras coisas mais… Ah saudade…
Assim, apesar de ser interessante e divertido a existência do blog relativo as peripécias do colégio, sugeriu-me a ideia de se poder criar um link do blog actual a um outro blog onde poderia aparecer as fotos das aldeias, vilas ou cidades onde vivíamos qd íamos de férias identificando os sítios e os personagens, colocar uma foto nossa da altura e uma actual para ajudar a reavivar a memoria do pessoal. Podia-se tb mostrar o q de mais profundo e belo tem africa, como a paisagem o seu povo, a sua cultura, as etnias, a indicação da nova geração de escritores e artistas plásticos e de fotos se alguém voltou a passar por lá,
Fica a sugestão no ar… e p perceberem um pouco mais de co sinto africa visitem o blog http://imagensdeafrica.blogspot.com/
Fiquem bem
fpraca

2 comentários:

Jorge Silva disse...

Tua ideia e optima. Eu e que ainda nao sei como fazer o link entre este blog e outros. Se alguem sabe como se faz, diga-me.
Jorge

fernando rosa disse...

Olá Filomena
Como te compreendo.O saudosismo não nos leva a nada. O importante são as pessoas e o imenso gosto por África e por tudo aquilo que tão bem descreves.Voltar a contactar com aqueles que partilharam connosco uma época da nossa adolescência é também uma forma de catarse.
Fica bem
Fernando A. Rosa